terça-feira, 10 de julho de 2012

Benefícios da Abóbora

Boa noite queridos!
Vim falar um pouquinho sobre os benefícios de incluir a Abóbora na alimentação. Como adoooro esse legume, resolvi pesquisar um pouquinho e ver o que ele trás de bom pra gente! :)

Vamos lá então:
A abóbora pertence ao grupo das hortaliças, que é composto pelas verduras e legumes. Em sua composição nutricional você encontra carboidratos, proteína, pouquíssima gordura, cálcio, sódio, potássio, fósforo, ferro, magnésio, vitamina A, C, E e outras vitaminas. Possui também bastante água e fibras.
A abóbora moranga, conhecida também como jerimum é rica em vitamina A, que devido a sua pigmentação, possui uma substância funcional que é um poderoso antioxidante (combate os radicais livres), colabora na prevenção de doenças cardiovasculares e outros benefícios. Por conter todas essas propriedades, o consumo de abóbora está associado à redução no risco de certos tipos de câncer, doenças do coração, derrames e problemas na visão.
Não existe uma quantidade indicada, é importante que tenha um consumo regular, que faça parte do seu cardápio. A indicação do grupo das hortaliças por dia é de 3 a 4 porções por dia. Uma porção de abóbora cozida equivale aproximadamente a 50 gramas (1 ½ colher de sopa).
Essa quantidade tem cerca de 20kcal, é bem pouco, mas como qualquer alimento, a moderação é importante. Para quem quer emagrecer é uma boa sugestão, pois geralmente provoca uma sensação de saciedade maior em relação às demais verduras e legumes. Na hora da compra a casca deve estar firme, lisa, sem rachaduras e não ter manchas. Se comprar em pedaços, escolha os que tem um aspecto fresco. Quando verde, deve ser conservada em lugar fresco e arejado. Quando madura deixe na geladeira. Você pode variar: cozida, assada, refogada, mas com relação ao cozimento, a melhor forma é a vapor, pois elimina menos nutrientes.
As sementes de abóbora são ricas em fitoestrógeno, outra substância funcional que pode auxiliar na redução dos sintomas da menopausa e TPM, além dos níveis de colesterol. O óleo feito dessa semente possui efeitos antioxidantes, que previnem o envelhecimento celular devido à concentração de vitamina E. 
São boas fontes de zinco e gorduras insaturadas. As sementes podem ser torradas, é só lavar bem as sementes, secar em um pano limpo ou papel absorvente, temperar com sal e levar ao forno quente por cerca de 40 minutos. Mexa de vez em quando para que fiquem torradas por igual.
A concentração de fibras na semente de abóbora é bastante elevada, o que torna o consumo diário desta semente muito indicado na prevenção e tratamento da prisão de ventre.”  Fonte: http://vilamulher.terra.com.br/os-beneficios-da-abobora-11-1-70-263.html


Ou seja, GENTEEEE VAMOS PASSAR A INCLUÍ-LA MAIS VEZES NO NOSSO CARDÁPIO.
 Eu já adoto as sementes de abóbora torradas e vocês?


E para ilustrar o nosso post, uma foto do meu jantar de hoje que é: SOPA DE ABÓBORA :)


Beijos


10 comentários:

  1. Tu não faz ideia do quanto eu AMO abóboras (todas!). Faço tudo com elas, coloco em quase todo tipo de receita! Na sopa, não pode faltar, creme de abóbora... hummm... nos risotos, até no macarrão eu coloco quando dá, acredita?
    Sacia um monte e é bem pouco "pesada" em calorias e afins! Fora o mundaréu de fibras, né?
    Agora que li teu post, vou comprar um estoque! hahaha
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, eu tenho usado muito abóbora! No macarrão nunca coloquei não ahahha

      Curta a página no facebook também:
      http://www.facebook.com/Catalisandoasideias

      beeijos e obrigada pela visita! :)

      Excluir
  2. Eu adoooooro creme de abóbora!!! Ótima quarta!!! Um bjoooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tambééém, ainda mais com um toquinho de noz moscada! rs

      Curta a página no facebook também:
      http://www.facebook.com/Catalisandoasideias

      beeijos e obrigada pela visita! :)

      Excluir
  3. Oi querida, obrigada pela visitinha no meu blog! Estou seguindo vc a partir de já!
    Eu tb amo abóbora e costumo dizer que é p legume que mais tem gosto de coisa que engorda, mas é light. Quando como parece que comi aquela coisa boa que as vezes não encontro nos pratos do dia a dia.
    Agora com taaaantos benefícios, o negócio é mandar ver mesmo na bichinha!
    Beijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade!

      Curta a página no facebook também:
      http://www.facebook.com/Catalisandoasideias

      beeijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  4. Oieeeeeee,

    Abóbora é VIDAAAAA!!! Também amooo!!!

    Beijooo,

    Lis.

    ResponderExcluir
  5. Oi! Lindo teu blog!

    Eu gosto muito de abóbora com quiabo e carne moída, adoro! E purê também!

    E agora tenho mais motivos para gostar!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vivo fazendo purê de abóbora, acho tão gostosinho! :)

      Curta a página no facebook também:
      http://www.facebook.com/Catalisandoasideias

      beeijos e obrigada pela visita!

      Excluir